quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Traço ou risca-É a cor do pó fino que o mineral deixa quando risca,por exemplo,uma placa de porcelana branca porosa.É uma propriedade mais fiável do que a cor do mineral,devido à sua invariabilidade.




brilho-Refere-se ao modo como a luz é reflectida na superfície de um mineral.

mineral:pirite
                                                                           brilho:metálico


mineral:quartzo
                                                                                 brilho:não metálico



Identificação dos minerais 

O estudo de algumas propriedades físicas e químicas dos minerais é indispensável para a sua identificação.

Dureza-Um mineral  que consegue riscar outro,não se deixando riscando por ele,apresenta uma maior dureza em relação ao que foi riscado.O grau de dureza de um mineral pode ser determinado com recurso a uma escala de medida concebida pelo mineralogia alemão Friedrich  Mohs. A escala de  Mohs apresenta dez termos,em que cada mineral pode ser riscado pelos seguintes.




Clivagem ou fractura-Quando sujeito a um choque,o mineral parte-se,clivando ou fracturando em vários pedaços.A clivagem ocorre quando o mineral parte segundo superfícies planas e brilhantes;quando ocorre uma fractura,a superfície de rutura é irregular.






Cor-É uma das propriedades mais fáceis de observar,mas nem sempre serve para identificar o mineral.Alguns minerais apresentam sempre a mesma cor,mas outros podem adquirir diferentes cores,devido,por exemplo,a impurezas ou inclusões no seu interior.







quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Os minerais,unidades básicas das rochas

Se examinares uma rocha,e por vezes precisarás de o fazer com a ajuda de uma lupa ou de um microscópio,verás que é composta  interligados.Esses fragmentos são os minerais,os pequenos "tijolos"constituintes das rochas que,frequentemente,lhes dão um aspecto granuloso.De facto,todas as rochas associações naturais de minerais.


Mineral-É uma substância sólida,natural e inorgânica com uma composição química e uma estrutura atómica específicas.



Os Minerais e as Rochas 
As Rochas
Como já sabes, o predomínio de um dado tipo de rochas numa região,conjuntamente com a natureza dos agentes erosivos,como a água ou o vento,determinam as características das paisagens geológicas.A simples observação da paisagem pode fornecer muitas informações sobre a forma como os processos geológicos actuam no presente.Mas a interpretação dessas  informações desvendar as transformações ocorridas no passado e,até,fazer previsões sobre a evolução da paisagem no futuro.





Podes imaginar a Terra como uma grande esfera rochosa composta por diferentes tipos de rochas.Na verdade,as rochas,podem ser agrupadas em função da maneira como se formaram-assim,temos,como já sabes,as rochas magmáticas ou ígneas,as rochas sedimentares e as rochas metamórficas.


Tal como as paisagens geológicas,qualquer rocha,seja de que tipo for,tem uma historia para contar sobre o passado do planeta.Para tal,é fundamental identificar os seus elementos constituintes ou minerais que apresenta.A petrologia é o ramo científico da geologia que se ocupa do estudo das rochas.

Apresenta cristais bem desenvolvidos,essencialmente quartzo e Feldspato,pelo que se formou a partir do magma,que arrefeceu lentamente,a grandes profundidades.



É uma rocha escura,sem cristais observáveis a olho nu,excepto alguns dispersos e minúsculos.Formou-se a partir do magma,que arrefeceu rapidamente,à superfície.





Inclui numerosos moldes de conchas de animais marinhos ligados por um cimento.Formou-se no fundo do mar,por acumulação de conchas num local pouco turbulento.







Apresenta-se deformada,com aspecto foliado e superfícies brilhantes.Foi sujeita,em profundidade,a elevadas pressões e temperaturas.