sexta-feira, 13 de maio de 2016

Ciclo das rochas 

Já terás consciência do incrível dinamismo geológico da terra,embora a duração dos seus ciclos,muitas vezes à escala de milhões de anos,não nos permita fazer o acompanhamento de cada uma das suas etapas.

À superfície do planeta,é o calor que fornece a energia para manter o ciclo de água em funcionamento,levando à alteração e desagregação das rochas e consequente modelação das paisagens.Nas profundezas do planeta,é o calor emanado do seu interior que gera as correntes de convecção e faz deslocar as placas litosféricas. Esta atividade,externa e interna,está na origem de todos os tipos de rocha: sedimentares, magmáticas e metamórficas.

Mas as rochas não são produtos acabados e eternos.Interagem entre si,de formas dinâmica,num ciclo em contínua renovação em que são formadas,transformadas e destruídas.O ciclo das rochas ou ciclo litológico é um modelo que representa esta interação dinâmica.


quarta-feira, 16 de março de 2016

Actividade vulcânica e e dinâmica interna da terra 
Como já sabes,alguns lugares da terra são mais propícios à atividade vulcânica e o aparecimento de vulcões.



É nos bordos das placas litosféricas,sobretudos nos limites convergentes,que pode ser encontrada a maioria dos vulcões,Existe uma região específica do oceano Pacífico que reúne a maior concentração destas estruturas-o chamado Anel de Fogo.Também existem vulcões no oceano Atlântico,no mar Mediterrâneo e em África.






Materiais expelidos pelos vulcões 

Quando o magma ascende á superfície,ocorre uma erupção vulcânica.Com a perda de gases,o magma dá origem a lava,que,ao arrefecer,se torna sólida.A solidificação dá origem a rochas vulcânicas.


Lavas-Material,no estado líquido,expelido pelos vulcões a temperaturas muito elevadas,geralmente 600ºC e 1200ºC. Além da temperatura,a composição química das lavas também é variável e estas características,em conjunto,determinam o seu grau de viscosidade.


A)- Solidificação da lava em meio aquático 




B)-Solidificação da lava em meio terrestre



Gases-Os magmas apresentam uma fracção volátil que se liberta quando atingem a superfície e se convertem em lavas.O vapor de água,o dióxido de carbono e o dióxido de enxofre são dos gases mais comuns libertados pelos vulcões.















Piroclastos-São fragmentos de rocha vulcânica expelidos para o ar na sequência de uma erupção. Têm origem na solidificação da lava emitida ou no despedaçamento de materiais rochosos do aparelho vulcânico.
Classificam-se em função do tamanho dos fragmentos.


Image result for cinzas lapilli e bombas vulcânicas
 Image result for cinzas lapilli e bombas vulcânicasImage result for cinzas lapilli e bombas vulcânicas

No topo de alguns vulcões pode vir a formar-se uma depressão circular ou elíptica,denominada caldeira vulcânica,que difere da antiga cratera por apresentar um diâmetro superior,podendo atingir vários quilómetros de extensão.





quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016


Actividade Vulcânica

Os vulcões

O dinamismo interno da Terra pode não ser imediatamente visível  num determinado tempo e local da superfície do planeta e local da superfície dom planeta,mas as suas consequências manifestam-se por vezes,de forma abrupta e catastrófica na forma de sismos e vulcões.

Como já sabes,a litosfera assenta sobre materiais muito quentes e mais ou menos pastosos,por vezes,totalmente fundidos.Desta zona,conhecida  por estratosfera,podem escapar diversos materiais para a superfície da terra.

Um vulcão e uma estrutura geológica formada por uma abertura ou fenda na crusta terrestre através da qual o magma,rocha fundida com origem na estratosfera,ascende a superfície da terra. 






quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Os rios e os glaciares possuem energia para remover e transportar os detritos rochosos a longas distâncias.Quando essa energia diminui,os fragmentos deixam de ser arrastados e depositam-se.


acção do vento













Acção dos seres vivos 













quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Rochas Sedimentares 
Agentes geológicos externos 
  
  A constante transformação das paisagens geológicas é provocada por três agentes erosivos:a água, nos seus diferentes estados físicos,o vento e os seres vivos.As rochas expostas à superfície da terra são,assim, alteradas e fracturadas,sendo os seus fragmentos transportados e depositados.

Acção da água-A composição química dos minerais que constituem as rochas pode ser alterada pela presença da água,uma substância capaz de reagir com esses minerais e de transportar,por exemplo,as micas e os Feldspato em minerais de argila.A água também pode dissolver completamente certos minerais,como a calcite ou a halite. As substâncias dissolvidas podem precipitar e formar os mesmos minerais.

Caso a água penetre em fissuras existentes nas rochas,esta alteração é agravada,pois a área de exposições do material rochoso à água é maior.

Se congelar,a água alojada nas fissuras, na forma de gelo,aumenta de volume e pressiona a rocha para se desfazer em fragmentos, um fenómeno conhecido por crioclastia.